terça-feira, 20 de agosto de 2013

Monsenhor Neiva!

Pe_Neiva


Um dia perguntaram a Gandhi qual seria a sua mensagem. Ele não titubeou em responder: “Minha mensagem é minha vida”.
Esta frase caberia perfeitamente na boca do Monsenhor José de Souza Neiva.
Padre Neiva é homem de cultura, fruto de uma formação burilada na família e no Seminário Arquidiocesano, o que valeu convites para ensinar na formação dos futuros padres. Quando era criança, coroinha, e chegava no seu quarto e gabinete, ficava impressionado com a sua biblioteca. Tantos livros e tantos livros chegando. Por isso ele não perdeu o “trem da história” e soube se fazer presente em cada momento da evolução da sociedade nestes longos anos de vida e de Ministério Sacerdotal.
Em função deste aprofundamento cultural, ele escreve muito bem. As apresentações das Festas da Padroeira e do Sagrado Coração de Jesus são catequeses profundas, em textos sucintos e agradáveis.
Assim também são os seus escritos no jornal paroquial. Um olhar aberto às coisas do mundo, fazem dele um poeta do São João, vendo beleza e valor nos foguetes que estouram no ar e na alegria do povo que está nas ruas da cidade. Sua fidelidade pastoral orgânica faz com que escreva sobre o Dizimo e a Campanha da Fraternidade com estudo e estilo.
Mas, não tenha dúvida, meu caro leitor, a melhor mensagem do Monsenhor Neiva é a sua vida.
Nunca vi a porta da casa do Monsenhor fechada. A água fresquinha está sempre esperando a chegada do fiel que vem da roça pra fazer a feira na cidade. Os doentes nunca ficam sem o consolo do óleo sagrado e os penitentes sempre têm um ouvido e coração tão abertos quanto à porta da casa.
É um administrador seguro e um pai presente.
Ser um homem integro, no sentido mais profundo da palavra, fez e faz do Monsenhor Neiva um pastor equilibrado e amigo.

Padre Manoel Oliveira Filho
(Manelinho)
Fonte: 
NEIVA, José de Souza. Excertos do Monsenhor. Gráfica e Editora Nova Civilização, Cruz das Almas, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário