terça-feira, 26 de março de 2013

Ação de Graças pelos 30 anos do Grupo de Oração Luz de Jesus.




Convite

Convidamos a todos para participar dos festejos dos 30 anos do Grupo de Oração Luz de Jesus, que surgiu no dia 07 de abril de 1983. Na oportunidade, informamos que as atividades desenvolvidas durante este período, foram de grande importância para a vida de jovens, adultos e crianças, sendo uma marca na cidade de Cruz das Almas. Por esta razão, convidamos-lhes para juntamente realizarmos uma semana de encontro, em ação de graças Ao Divino espírito Santo por esta dádiva. Teremos louvor, pregação e oração, elementos fundamentais na caminhada do grupo que foi e é para muitos, motivo de orgulho pelo tempo de experiência de fé, vida em comunidade, formação, orientação e alegria cristã.
Venha com sua família, seus amigos, vizinhos, para juntos celebrarmos a vitoria de Nosso Senhor Jesus Cristo, e por mais um tempo de graça que Ele nos dá.



Programação

O Grupo estará realizando momentos de louvor nas comunidades abaixo relacionadas sempre as 19:30H



·        Dia 01 de abril segunda-feira- Boca da Mata 1
·        Dia 02 de abril terça-feira- Sapucaia
·        Dia 03 de abril quarta-feira- Cadete
·        Dia 04 de abril quinta-feira- Adoração (igreja na Matriz)
·        Dia 05 de abril sexta-feira- Paróquia de São José
·        Dia 06 de abril sábado- Capela Sagrada Família


·        Dia 07 de abril domingo- Igreja Matriz com louvor a partir das 16h, encerrando com a Santa Missa.

 






    

O que significa rezar com qualidade?







Reza com qualidade quem compreendeu que na vida espiritual - a qualidade - é uma virtude alcançada por quem é fiel.

É a fidelidade, portanto, a virtude maior quando se trata da vida oração. Isso significa que mais alcança qualidade quem reza todos os dias, mesmo que seja por pouco tempo. Todo dia, todo dia, 'todia'... Mesmo pouquinho, com grande coragem... Mesmo entre dores e incertezas, rezar, rezar e rezar!

Jamais esqueça: o segredo é a fidelidade! Quem é fiel tem qualidade!

Estou rezando com você!

Quando oramos o céu vem até nós!

Esta é a verdade para a qual Deus nos chama: nossa oração, independentemente do estado em que estamos, ela é a força motriz para que anjos e santos entrem em ação e venham em nosso favor. Esta é a vida sobrenatural para a qual Deus nos quer unidos. “Conhecereis a verdade, e a verdade fará de vós homens livres” (João 8, 32).

Aproveite agora e reze ao Senhor. Apresente suas necessidades, seus pedidos. Apresente-Lhe sua situação de saúde, seus problemas. Peça por seus filhos, pais, casamento, emprego. Você não pede sozinho! Os anjos e santos estão com você! Eles rezam conosco, reforçando e apresentando nossas orações e, principalmente, nossa vida ao Senhor.

Quando oramos juntos, o próprio Jesus, que é o principal intercessor, se põe em nosso meio como intercessor, assim como a Santíssima Virgem. Toda oração tem seu efeito, mesmo que não percebamos. Quando oramos o céu se faz presente. Um pedacinho dele desce até nós.

Rezemos: Vem, Senhor Jesus!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

De 24 a 31 de março - Programação Semana Santa 2013.



quinta-feira, 21 de março de 2013

Festival da Juventude Carismática tem inscrições abertas.

Entre  20 e 22 de julho, dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, jovens carismáticos do Brasil e do mundo inteiro são esperados para viverem o Festival da Juventude Carismática.

Aproveitando essa grande festa da fé que é a JMJ, a Renovação Carismática Católica do Brasil está se organizando para reunir os jovens carismáticos de diversas partes do mundo em um encontro no qual possamos expressar a sua identidade e espiritualidade, além de partilhar a cultura e as mais diversas experiências de evangelização.O Festival da Juventude Carismática será esse grande encontro. Momentos de muito louvor, alegria, oração, adoração, música, dança, teatro, partilhas e pregações. Enfim, muitas atividades que testemunham o que o Amor de Deus pode fazer na vida do jovem.

Esse encontro está sendo organizado pela Renovação Carismática Católica do Brasil e tem a colaboração de instituições internacionais, como o Serviço para a Renovação Carismática Católica Internacional (ICCRS), o Conselho Carismático Católico Latino-americano (CONCCLAT), e ou Youth Arise International (YAI), que é uma organização que reúne vários movimentos e comunidades que trabalham com jovens carismáticos mundo a fora.

Já são presenças confirmadas, a presidente do ICCRS, Michelle Moran, Frei Elias Vella, padre Daniel Ange, o cantor Matt Maher e a banda Rexband

Inscreva-se já e venha participar conosco desse grande encontro da juventude carismática mundial.

Uma grande alegria: campanha em prol de medicamentos para Uganda alcança meta.


altA seunfa-feira (18) foi de alegria e louvor para a Renovação Carismática Católica do Brasil. Com a mobilização e a solidariedade de muitos, nosso Movimento conseguiu reunir doações e garantir dois meses de tratamento para 160 pessoas portadoras do vírus HIV em Uganda, país onde duas missionárias da RCC desenvolvem trabalhos de evangelização e promoção humana há quatro meses.

Desde o início da campanha  em prol dos medicamentos, no dia 12 de março, o Escritório Nacional da RCCBRASIL recebeu inúmeras ligações e mais de 100 e-mails de pessoas interessadas em ajudar. Desses contatos, até essa manhã, 23 depósitos tinham sido feitos e faltava cerca de mil reais para que a meta de R$ 3800,00 fosse atingida.

Entretanto, no início da tarde de segunda, uma ligação do estado do Mato Grosso trouxe a tão esperada notícia. Em apenas uma coleta feita durante o Encontro Estadual de Formação da RCC, realizado no último fim de semana na cidade de Várzea Grande/MT, foi arrecadado o valor equivalente a meta total estipulada para a campanha. O apelo foi feito pela coordenadora estadual da RCC/MT, Giovanna Comarela, e pela coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Maria Beatriz Spier Vargas, que pregava no Encontro.

Com isso, o valor total a ser doado para Uganda  será maior que o esperado e garantirá mais de três meses de tratamento contra o HIV para o grupo que está sob os cuidados da Comunidade Yesu Ahuriire, na qual as missionárias brasileiras atuam.

Para o diretor executivo do Escritório Nacional da RCCBRASIL, Márcio Zolin, além de uma demonstração da mobilização e da solidariedade dos carismáticos, o fato também é uma confirmação de Deus para as iniciativas missionárias do Movimento: “isso é um sinal visível de Deus que confirma a vocação missionária da RCC e a nossa presença em Uganda. Estamos muito felizes e agradecidos, tanto a Deus como a cada um que colaborou”, declarou ele.

Seja um colaborador permanente das iniciativas missionárias da RCC
A campanha que acabamos de finalizar foi uma mobilização especial diante de uma situação que merecia nossa resposta rápida. Entretanto, a presença das duas missionárias da RCC na África, bem como todo o trabalho desenvolvido pelas Casas de Missão do Movimento na Ilha do Marajó/PA, Canas/SP e Pelotas/RS são mantidos por aqueles que colaboram fielmente e, cada dois meses, recebem a Revista Renovação. Faça seu cadastro e seja um colaborador permanente!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Evangelho (Mateus 1,16.18-21.24a), Terça-Feira, 19 de Março de 2013 São José, Esposo da Virgem Maria.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Brasão do Papa.

sábado, 16 de março de 2013

O Papa está no Facebook.

Papa Francisco I.

Evangelho (Lucas 5,27-32), Sábado, 16 de Fevereiro de 2013.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós Senhor!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Evangelho (João 7,1-2.10.25-30), Sexta-Feira, 15 de Março de 2013.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.
25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”.
28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


quarta-feira, 13 de março de 2013

Evangelho (João 5,31-47), Quinta-Feira, 14 de Março de 2013.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Novo Papa é da Argentina; Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco I.


É o primeiro Papa latino-americano; ele tem 75 anos e foi escolhido na 5ª votação do conclave, no meio da tarde desta quarta-feira.

Papa Francisco  (Foto: Reprodução Globo News)
  
O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, Francisco I, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada apesar da chuva, o argentino, afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.
Em tom sério, ele pediu aos cerca de 1,2 milhão de católicos do mundo a "empreender um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização".
Ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, em um gesto sem precedentes na Igreja moderna: um Papa agradecendo a um sucessor vivo.
saiba mais
"Rezem por mim, e nos veremos em breve", disse, acrescentando que, nesta quinta, pretende rezar para Nossa Senhora.
"Boa noite a todos e bom descanso", finalizou, na varanda da Basílica de São Pedro, sob aplausos da multidão.
 

Sacada do “Habemus Papam” está pronta para receber Sucessor de Pedro.

Vaticano

Horizontal
Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma

A Sacada Central da Basílica de São Pedro, que dentro de poucos dias receberá o Papa eleito em Conclave, já está pronta para o momento do “Habemus Papam”.
Por volta das 10h (6h em Brasília), os funcionários do Vaticano colocaram, através de um guindaste, as enormes cortinas no local onde o novo Sumo Pontífice fará sua primeira aparição pública.
Ainda no local, o Papa faz o seu primeiro pronunciamento e concede a benção Urbi et Orbi (de Roma para o mundo), através da qual também é concedida a indulgência plenária a todos os fiéis.

Mapa- Capela.


Cardeais já escolheram o novo Papa.

O conclave escolheu nesta quarta-feira (13) o novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
A fumaça branca se ergueu da chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais já escolheram o nome do novo líder dos católicos, provavelmente na quinta votação do conclave.
A fumaça apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro.Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

13 de março - Fumaça branca sai da Capela Sistina na noite de quarta (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

terça-feira, 12 de março de 2013

Evangelho (João 5,17-30), Quarta-Feira, 13 de Março de 2013.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.
19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.
21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.
24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.
30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Como surgiu o Conclave?

Conheça um pouco mais sobre a história do Conclave
Daniel Machado
Enviado especial a Roma
O Conclave é o processo eleitoral mais antigo do mundo. Trata-se de um retiro espiritual onde os cardeais, em clausura e sob a orientação do Espírito Santo, fazem a pergunta: Quem, dentre nós, é o mais preparado para assumir a Cátedra de Pedro?
Para falar da origem do Conclave devemos voltar ao século XIII em Viterbo, uma cidade ao norte de Roma que pertencia aos estados pontifícios. Mas qual a relação desta cidade com os Cardeais que elegem o Papa?
No ano de 1268, quando morreu Clemente IV, 17 Cardeais se reuniram para eleger o novo Pontífice. Eles precisavam de uma maioria de 12 votos, mas durante três anos não conseguiram chegar a este número. Isso não é estranho, porque naquela época era grande a buscar por poder e prestígio dentro da Igreja.
Em Viterbo, os Cardeais estavam tranquilos, porque se deram conta de que eles é que governavam a Igreja. Tinham a sua disposição mais de 300 súditos e eram servidos com honrarias.
Esta comodidade começou a irritar a população. Foi então que São Boaventura aconselhou a população a trancar os prelados no Palácio Episcopal para que não tivessem influências externas e assim pudessem escolher logo um Papa. Mas não deu certo, os prelados não chegavam a um acordo.
Conta-se que um dos Cardeais disse: “Vocês pensam que o Espírito Santo desce facilmente neste lugar?”. Foi então que o prefeito da cidade, Alberto de Montebono, junto com o chefe militar Raniero Galli, disse: “Então nós vamos ajudar o Espírito Santo”. E mandou destelhar o Palácio Episcopal.
Palácio dos Papa em Viterbo, Italia. Local onde a população trancou os Cardeais para elegerem o Papa
Palácio dos Papas em Viterbo, Italia. Local onde a população trancou os Cardeais em Conclave
Mesmo trancados num palácio sem teto, os Cardeais não cederam à pressão da população e fizeram tendas com seus mantos. Foi então que outra inspiração surgiu por parte dos moradores de Viterbo: tirar a água e reduzir a alimentação.
Um pergaminho da época chamado Ex Palatium Descoperto (escrito no palácio descoberto), conta que o Cardeal de Susa ficou doente e os Cardeais escreveram às autoridades da cidade dizendo: “permitam, ao menos, que o Cardeal morra fora deste conclave”. Daí surge o nome Conclave, que quer dizer ‘Com Chaves’.
Os Cardeais, pressionados então pela fome e sede, decidiram eleger um Papa, alguém que não estava entre eles, o arquidiácono de Liége, Teobaldo Visconti, que tomou o nome de Gregório X.
No seu pontificado, Gregório X convocou o Concílio de Lion e promulgou novas leis para a eleição do Papa. No entanto foi Celestino V que em 1294 promulgou três Bulas, restabelecendo o Conclave como modus eligendi Romanum Pontificem (modo de eleição do Romano Pontífice). O mesmo fez seu sucessor Bonifácio VIII.

Últimos Conclaves.

arte_tempo_conclave

Sai a primeira fumaça preta deste Conclave.

André Alves
Da Redação


Às 15h41 desta terça-feira, 12, a chaminé da Capela Sistina em Roma, sinalizou: a Igreja ainda está sem Papa. A fumaça preta indicou o resultado do primeiro escrutínio das votações que aconteceram no Conclave, nesta tarde.

Num dos fornos, de 1938, foram queimadas as cédulas, e em outro, de 2005, dotado de dispositivos eletrônicos, foi criada a fumaça preta.

Segundo explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, na coletiva do último sábado, 9,  as cédulas são queimadas ao final das votações do turno, ou seja,  e não ao final de cada votação.

A próxima aparição da fumaça está programada para as 08h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 13, podendo ser antecipada caso a eleição do novo Papa aconteça no fim do primeiro escrutínio da parte da manhã.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Evangelho (João 5,1-16), Terça-Feira, 12 de Março de 2013.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Padre é brutalmente assassinado em Angical.

O padre Raimundo Reinan Valette foi assassinado de forma cruel no início da madrugada desta segunda-feira, 11, dentro do pátio da casa paroquial, na cidade de Angical. Os Investigadores de Polícia encontraram no local do crime uma faca, um facão e uma pedra, material utilizado para matar o padre. De acordo com a Polícia Civil, o pároco teria lutado com os assassinos que utilizaram na fuga o carro do religioso. O padre teve vários cortes pelo corpo e chegou a ter um dos dedos da mão decepado. A polícia civil já tem pistas dos prováveis assassinos. Um deles inclusive, já teria morado acolhido pelo padre. O outro seria morador de Barreiras, mas que tem família na cidade de Angical. Após ser feita a perícia no local do crime, o corpo do padre Raimundo foi removido, por volta de 04h20, para foi IML de Barreiras. Fonte|Foto:Sgi Vilares

Via-sacra Virtual: viva momentos de fé e oração.

Já está disponível a Via-sacra Virtual, ferramenta digital da Arquidiocese de Belo Horizonte que permite ao internauta fortalecer a sua fé e se preparar para as celebrações da Semana Santa.

A Via-sacra é uma oração que contempla os últimos momentos da vida de Jesus: paixão, morte e ressureição. São 15 estações, cada uma dedicada a um trecho do caminho da cruz de Cristo. As estações são acompanhadas por trechos bíblicos, meditações e orações.

Através da Via-sacra, os cristãos percorrem um caminho espiritual e buscam uma melhor compreensão do amor incondicional de Cristo. Este exercício muito antigo, que se origina nos primeiros séculos da Igreja Católica, tomou forma com o tempo, até se tornar a Via-sacra, como conhecemos em nossos dias.

O conteúdo da Via-sacra virtual foi baseado em publicação do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Clique aqui e acompanhe.

Rádio de Canas transmite programa RCC em Missão.

altNa cidade que abrigará a nossa Sede Nacional, a evangelização ganhou as ondas da rádio. Os missionários da Casa de Missão de Canas/SP estão apresentando de segunda a sexta-feira, entre 13 e 15 horas, o programa RCC em Missão. Na tarde da terça-feira (26), aconteceu o piloto do programa que irá ao ar pela Rádio Interativa.

A programação conta com três blocos divididos em “Palavras de Poder”, que é a pregação do Santo Evangelho, "Nossa vida em canções", atendendo a pedidos musicais dos ouvintes e apresentando músicas do meio carismático e "Terço da Misericórdia", rezado também pelas intenções enviadas pelos ouvintes. Segundo Renata Fabian, uma das missionárias, o objetivo do programa é “levar as pessoas a uma experiência de Deus, através das canções, da oração e da Palavra, diariamente, mas sem interferir na sua realidade, já que a rádio possibilita o ouvinte acompanhar o programa e continuar nos seus trabalhos e na sua rotina”.

A apresentação está sob responsabilidade de Renata Fabian, Heliton Daniel e Darnei Evangelista, que revezarão os dias da semana. A rádio atinge as regiões de Canas, Lorena, Cachoeira Paulista e início de Guaratinguetá, mas pela internet pode ser ouvida em qualquer lugar através deste link.

Você pode enviar seu pedido de música e oração, através do perfil da Missão Canas RCC no Facebook.

Fonte: RCC BRASIL. 

Conhecer a Igreja para amá-la mais e servi-la melhor!


Jesus quis mesmo fundar a Igreja? Fora da Igreja há salvação? Como a Igreja se organizou ao longo dos séculos e ao longo destes últimos anos?
Estas e outras dúvidas serão discutidas no curso que dará início no próximo dia 10 de março pelo Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL, IEAD . 
 
O curso  é voltado para  Servos dos Grupos de Oração e demais fiéis católicos que desejam aprofundar o seu conhecimento sobre a História da Igreja, também, professores e estudantes dos Cursos de História que desejam conhecer como a Igreja compreende a si mesma e sua História.
 
Segundo a equipe do IEAD, o curso ajuda a ter uma melhor compreensão sobre o passado da Igreja para enfrentar novos desafios, pois aborda os modelos eclesiológicos da Igreja Católica no decorrer dos séculos, o que nos permite olhar para o passado e vislumbrar o futuro, para compreender e enfrentar os desafios da missão do nosso tempo!
 
O professor do curso, João Paulo Veloso é seminarista e será ordenado Diácono no dia 19 de março e já foi coordenador nacional do Ministério para Seminarista da RCC. Além das aulas em vídeo, o conteúdo também é disponibilizado em textoe áudio e os alunos terão acompanhamento de monitores que os auxiliam nas dúvidas e nos fóruns de discussão. 
 
Ficou curioso (a) para conhecer melhor a História da nossa Igreja?  Acesse o link conheça este e os outros cursos que o IEAD tem para ofertar.  As matrículas estão sempre abertas e as aulas iniciam sempre no dia 10 do mês seguinte. Não perca esta oportunidade de conhecer melhor as verdades de fé sobre nossa Igreja e nosso Movimento.
 
Fonte: RCC BRASIL
 
Mais informações:
Tel/Fax : (53) 3028-6062
E-mail : iead@rccbrasil.org.br
 
 

Tempo de Conclave.

altExistem pelo menos dois conclaves: o da mídia e o dos cardeais. O da mídia nos ajuda a ver como nos percebem e nos veem. O dos cardeais nos convida a estar junto com o Senhor na oração.

Por Dom Orani Tempesta, O.Cist.

A declaração da renúncia do Papa Emérito Bento XVI no último dia 11 de fevereiro, concretizada no dia 28 do mesmo mês, desencadeou uma grande onda de discussões na mídia sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Tanto pelo ineditismo do fato – uma renúncia do Papa – como pelo momento da história – as críticas sobre as posições da Igreja – fez com que fosse um dos fatos mais comentados dos últimos tempos. Até mesmo as notícias da segunda-feira do Carnaval carioca cederam ao momento eclesial.

Sem dúvida que isso reflete o quanto a Igreja Católica desperta interesse pelo mundo e em todas as mídias. Creio que é um momento muito importante de uma reflexão e aprofundamento sobre a maneira como somos vistos e como nós mesmos nos vemos. Em resumo: a famosa pergunta de Jesus para seus discípulos: “quem dizem os homens que eu sou?” e depois, e para vocês, “quem sou eu?”

As datas e o modo como a Igreja procede neste momento já foram amplamente divulgados por todos os meios de comunicação. Portanto, não entrarei nesses detalhes.

Os cardeais estão reunidos nas Congregações Gerais durante estes dias de pré-conclave, que, inclusive, já está às portas. E para a eleição do novo Sumo Pontífice, não só a Igreja Católica discute e reza, mas toda a sociedade se coloca também na expectativa. As opiniões não faltam (“quem dizem os homens que eu sou?”).

As pressões mais diversas ocorrem pela mídia em geral, procurando impor ideias, opções ou mesmo cercear participação. A Igreja, em sua milenar experiência, desde que se iniciaram as Congregações Gerais, sabe da importância da sua liberdade em escolher o Papa, por isso os cardeais já estão sob sigilo e sem contato com informações externas. Se no passado existiram exércitos que tentavam barrar cardeais para não participarem dos conclaves ou mesmo reis e imperadores que declaravam “exclusão” a cardeais para não poderem votar, hoje os tipos de exércitos e exclusões são outros, mas sempre com a mesma finalidade:
tentar impor suas ideias e candidatos ao grupo de votantes.

As discussões sobre de qual região do mundo seria melhor que fosse o novo Bispo de Roma, sobre a idade, tipo de pensamento e experiência pastoral ou curial, qual seria o seu perfil, quais os problemas a enfrentar por primeiro, ou mesmo, qual seria seu “plano de governo” enchem a cada dia os espaços da mídia. Sem dúvida que hoje, com o advento da comunicação, esse espaço está sendo ocupado por estas discussões. Claro que, em meio a esse olhar, os vários grupos aproveitam para fazer repescagem de problemas do passado e ilustrar questões atuais para continuar tendo assuntos a explorar. Para nós, católicos, é um oportuno momento de reflexão, pois nos responde a pergunta: “o que dizem os outros quem sou?” E a essa pergunta, também é importante que meditemos um pouco como estamos sendo percebidos pelas pessoas “de fora” de nossas comunidades.

Porém, o Conclave verdadeiro é o que acontece em Roma, tanto na Sala do Sínodo, situada na “Aula” Paulo VI, como também na Capela Sistina e na “Domus” Santa Marta, onde estarão residindo os cardeais votantes. O que vemos é um momento divino e humano. De um lado tempo de oração pessoal, comunitária, pública. De outro lado discussões, exposições, discursos, reflexões sobre o estado atual da Igreja e o que o Espírito Santo ilumina para o futuro. Creio que para nós, católicos, esse segundo aspecto é que deve nos nortear nesses dias.

Nas Congregações Gerais, uma parte dos dias é destinada à oração especial pelo conclave, além das eucaristias e liturgia das horas. A partir desta semana, iniciaram-se em todas as paróquias, igrejas, capelas do mundo a celebração das missas “para eleição do Pontífice”, as horas santas nessa intenção, as vigílias de oração e outros momentos de meditação e reflexão sobre o momento presente, suplicando ao Senhor a graça de termos o quanto antes um Pastor que continue levando adiante a missão de Pedro, de confirmar os irmãos e irmãs na fé e apontar caminhos para a Igreja nos tempos atuais. Temos certeza de que o Senhor que até aqui nos conduziu entre águas tranquilas ou ondas de tempestade também nos conduzirá para o porto seguro, ou seja, para vivermos a nossa vida com o Senhor, testemunhando-O ressuscitado em nossa sociedade.

E é essa a pergunta que nós, católicos, somos chamados a fazer para nós mesmos: “para vocês, quem sou eu?” Nós acreditamos que é o Senhor que conduz a Igreja, que ele é o nosso Redentor e Salvador. E que nós somos aqueles que O seguem e servem ao Seu povo. Nós cremos e temos certeza que o Espírito Santo irá iluminar as mentes e vontades de nossos cardeais na escolha do novo sumo pontífice.

Problemas das mais variadas espécies sempre existiram, mas também sempre existiram muitos santos e profetas que levaram adiante a missão de serem sinais do caminho de todos nós: a santidade. Sabemos também que o Senhor quer que todos sejamos santos. E este tempo quaresmal é o belo momento de procurarmos a conversão a caminho da Páscoa. É nesse clima de Ano da Fé e da Juventude que nos movemos neste histórico 2013. Com confiança e com a certeza de que o Senhor é o pastor que nos conduz.

As celebrações e orações na intenção da eleição do Sumo Pontífice devem ser acompanhadas com os devidos esclarecimentos de fé ao nosso povo. É tempo de oração e confiança! É um momento marcante para a vida da Igreja! Nós participaremos com nossa unidade e meditando à luz da fé sobre todos esses acontecimentos. Será uma bela ocasião de afirmar que nós nos encontrarmos com o Senhor, o Filho de Deus, o Salvador do Mundo, Jesus Cristo, a quem anunciamos e pedimos para que sejamos sempre mais seus sinais para nossa sociedade em mudança e transformação.

Existem pelo menos dois conclaves: o da mídia e o dos cardeais. O da mídia nos ajuda a ver como nos percebem e nos veem. O dos cardeais nos convida a estar junto com o Senhor na oração, olhando com confiança o futuro da Igreja colocada nas mãos do Seu Senhor. É a experiência do cenáculo e de Pentecostes!

Que nos fortaleçamos ainda mais neste tempo de tantos sinais e caminhemos pressurosos para a Páscoa do Senhor: Ele ressuscitou, Ele está no meio de nós, Ele é nossa vida e salvação! É com essa certeza que caminhamos em meio aos desertos da história e do mundo, deixando-nos conduzir pela ação do Espírito Santo.

† Orani João Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

domingo, 10 de março de 2013

Conclave!

VATICANO, 08 Mar. 13 /

(ACI/EWTN Noticias).- Para a eleição do novo Papa, o cardeal eleito deve ter recebido um mínimo de 77 votos dos 115 possíveis, conforme recordou na manhã desta sexta-feira o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Respondendo a uma pergunta dos jornalistas na conferência de imprensa desta manhã, o sacerdote jesuíta explicou que o novo Papa necessita obter dois terços dos votos possíveis, ou seja, pelo menos 77 votos.

O Padre Lombardi indicou ademais que antes do início do Conclave, nas congregações gerais, os cardeais procederão ao sorteio dos quartos para cada um na Casa Santa Marta.

Ele assinalou ademais que durante o tempo que dure o Conclave os cardeais poderão confessar-se quando desejarem.

O sacerdote disse também que até o momento há mais de cinco mil jornalistas creditados em Roma cobrindo os últimos eventos da Igreja.

Pe. Lombardi comentou ainda que a iniciativa de "adotar a um cardeal" para rezar por cada um dos cardeais que farão parte do Conclave, já reúne a 220 mil usuários.

O Conclave para a eleição do novo Papa começará na terça-feira 12 de março. Na manhã será celebrada a Missa Pro eligendo Romano Pontifice (pela eleição do Romano Pontífice) e na tarde terão início as votações.
VATICANO, 08 Mar. 13 / 

 (ACI/EWTN Noticias).- Para a eleição do novo Papa, o cardeal eleito deve ter recebido um mínimo de 77 votos dos 115 possíveis, conforme recordou na manhã desta sexta-feira o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Respondendo a uma pergunta dos jornalistas na conferência de imprensa desta manhã, o sacerdote jesuíta explicou que o novo Papa necessita obter dois terços dos votos possíveis, ou seja, pelo menos 77 votos.

O Padre Lombardi indicou ademais que antes do início do Conclave, nas congregações gerais, os cardeais procederão ao sorteio dos quartos para cada um na Casa Santa Marta.

Ele assinalou ademais que durante o tempo que dure o Conclave os cardeais poderão confessar-se quando desejarem.

O sacerdote disse também que até o momento há mais de cinco mil jornalistas creditados em Roma cobrindo os últimos eventos da Igreja.

Pe. Lombardi comentou ainda que a iniciativa de "adotar a um cardeal" para rezar por cada um dos cardeais que farão parte do Conclave, já reúne a 220 mil usuários.

O Conclave para a eleição do novo Papa começará na terça-feira 12 de março. Na manhã será celebrada a Missa Pro eligendo Romano Pontifice (pela eleição do Romano Pontífice) e na tarde terão início as votações.

Evangelho (João 4,43-54), Segunda-Feira, 11 de Março de 2013.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus tinha feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.
Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Renúncia do Papa Bento XVI.



                                






Irmãos e irmãs! A Paz de Jesus ao coração de cada um! 
 
Neste tempo especial da Igreja quero unir-me a cada membro da RCCBAHIA para dizer que
devemos permanecer na PAZ DO SENHOR JESUS, aguardando a manifestação do Espírito
Santo. Busquemos a Sabedoria do Alto para acolher os desígnios de Deus na Fé, esperança e Caridade. São tempos proféticos nos quais Deus está se manifestando através de homens e mulheres de boa vontade! É tempo de aprofundarmos a nossa fé!
 
Devemos também reconhecer a dignidade e riqueza de espírito do nosso pastor, o Papa Bento XVI, que ora renuncia seu cargo. Aguardemos em Deus e intensifiquemos nossas orações!
 
Terezinha
Presidente do Conselho Estadual da RCCBAHIA